Freud o criador da psicanálise
O criador da Psicanálise
Este livro apresenta um esboço da vida de Freud. Toda sua trajetória tão importante não só para a Psicologia, mas como para humanidade.
Os escândalos que ele causou, os diálogos e os conflitos com alguns de seus seguidores, como Jung e os dramas pessoais diante da ameaça de Hitler.
Não se trata apenas de um livro biográfico, apresenta o desenvolvimento da Psicanálise de Freud ao longo de sua vida, abordando resumidamente alguns de seus conceitos fundamentais como a importância da interpretação dos sonhos, o seu desenvolvimento da histeria e da sexualidade infantil aos conceitos de castração, complexo de Édipo entre outros.
Interessante o desenvolvimento dos conceitos inconsciente, pré-consciente e consciente (primeira tópica), para ego e superego (segunda tópica).
Resenha
Freud o criados da Psicanálise
Sigmund Freud, nascido Sigismund Schlomo Freud, a 06 de maio de 1856, em Freiberg, na Moravia, tornou-se o fundador da Psicanálise. Era filho de um comerciante, Jacob Freud, e de sua segunda esposa, bem mais jovem, Amália Nathanson – a imagem materna influenciaria, mais tarde, muitos dos estudos de Freud. Alguns de seus irmãos, do primeiro matrimônio, eram aproximadamente vinte anos mais velhos que ele. Ao completar quatro anos, Freud mudou-se com a família para Viena. Formado pela Universidade de Viena, optou a princípio por Filosofia, campo que depois iluminaria sua produção teórica, decidindo-se depois pela Medicina, especializando-se em Fisiologia Nervosa.
Desde cedo Freud demonstrou uma certa obsessão pela sexualidade, o que se percebe na sua primeira pesquisa publicada, um estudo sobre órgãos sexuais de enguias – “Observações sobre a configuração e estrutura fina dos órgãos lobados das enguias descritos como testículos” -, trabalho realizado no Laboratório de Zoologia Marinha de Trieste, em 1876, viés que marcaria suas preocupações na teoria psicanalítica por ele criada posteriormente. Cabia a