Freud criador da psicanalise resenha
Estudar a Psicanálise é conhecer Freud e seu pensamento distribuído em toda sua obra. Não há como erguer uma construção sem base solida, e para a psicanálise não há outra base senão Freud.
Ele simplesmente revolucionou o conceito da medicina de que todo sintoma tem um princípio de “lesão de órgão”, buscando nas profundezas da mente as causas essenciais de muitas das doenças sem origem no plano físico, culminando destarte na descoberta de uma nova instância além da consciência denominada por ele de “inconsciente”.
Freud nasceu em 6 de maio de 1856, em Freiberg, atualmente Prior parte do império Austro Húngaro correspondente á ex-Tchecoslováquia, teve uma vida tumultuada e dinâmica em virtude da condição que o processo de industrialização impunha sobre os negócios da família, fato esse que impõe com que a família se mude para Leipzig, Alemanha, onde viveu com dificuldades financeiras. Apesar das dificuldades Freud foi o primeiro da sua turma durante sete anos, aos 17 anos ingressa na universidade de Viena para cursar medicina, já possuía algum conhecimento de espanhol, de italiano, falava corretamente francês e inglês, dominava o latim, o grego e o hebreu e era um apaixonado por biologia e zoologia. Em 1876 ganha uma bolsa de estudos de Brücke cujo tema de pesquisa era as glândulas sexuais das enguias. Em 1882 abandona a carreira de pesquisador e vai trabalhar na clinica geral de Viena, não gostou do trabalho e se transferiu para o setor de psiquiatria onde trabalhou com Meynert, especialista em anatomia do cérebro durante 3 anos. Em 1880 presta exame de medicina, e formou-se no ano seguinte com menção honrosa e nesse mesmo ano toma conhecimento do tratamento de Anna O, através do relato de seu amigo Breuer.
Enquanto Freud trabalhava na clinica geral de Viena, a cocaína foi introduzida nos Estados Unidos, então, ele começa a pesquisar as suas propriedades e se entusiasmou com os efeitos terapêuticos da substância e passa a