Resenha do livro freud criador da psicanálise
Autores: Marco Antônio Coutinho Jorge e Nádia Paulo Ferreira
Coleção Passo a Passo – Terceira Edição
Editora: Zahar (2002)
A coleção Psicanálise Passo a Passo, traz em seu volume 14 um olhar muito abrangente sobre a vida e a obra de Sigmund Freud. “Freud Criador da Psicanálise”, escrito por Marco Antonio Coutinho Jorge e Nádia Paulo Ferreira, o livro mostra o inicio da vida de Freud e os caminhos que ele percorreu na construção de sua teoria, assim como os conceitos principais da mesma, conceitos estes, que até os dias de hoje são utilizados como base para o exercício da psicanálise.
Utilizando uma linguagem simples e muito acessível, o que não é muito comum nas literaturas freudianas, os textos trazidos no livro proporcionam ao leitor o prazer da compreensão básica sobre o que foi a obra construída por Freud desde sua identificação com o mundo psíquico na escola de Salpêtrière até os seus últimos dias de vida.
Os primeiros tópicos do livro trazem um apanhado geral da história de Freud, suas relações familiares e até o registro de sua paixão por Martha Bernays. O tópico: “Da anestesia ao amor: da medicina à psicanálise”, conta como Freud iniciou sua carreira na medicina, o trabalho na clínica geral do Hospital Geral de Viena e os estudos iniciados sobre o uso terapêutico da cocaína. Freud iniciou uma pesquisa sobre o uso desta substância, na ocasião não havia restrições à cocaína e ela ainda não era considerada uma droga. Durante estes estudos sobre o uso da substância, o oftalmologista Carl Koller, presidente do Departamento de Oftalmologia do mesmo hospital onde Freud trabalhava, iniciou pesquisas em animais, a partir de um artigo publicado por Freud, e a partir daí ficou conhecido por estas pesquisas. O capítulo conta que através de uma manobra Koller induziu o público a acreditar que Freud e ele iniciaram as pesquisas simultaneamente, fato este que não era verdade, porém o blefe do oftalmologista funcionou e ele