Resenha
CAMPUS BARRA DA TIJUCA
CURSO DE PSICOLOGIA
Disciplina - Teoria Psicanalítica
Professora - Luciana Marques
RESENHA DO LIVRO - Freud o Criador da Psicanálise -
POR
TATIANA DA SILVA SECIN DE MENEZES
Rio de Janeiro
2012/2° Semestre
TATIANA DA SILVA SECIN DE MENEZES
20122100799
O presente livro conta a história de um psicanalista chamado Sigmund Freud. Nascido em 1856, consagrado como o pai da psicanálise.
Freud descentrou a razão, alegando que o ser humano não possui domínio de si mesmo. Temos uma coisa chamado de inconsciente e que não somos capazes de ter domínio, ele apresenta uma realidade sexual. Ele afirmou que todas as criações humanas estão ancoradas num desejo sexual que nunca será destruído que constitui o núcleo do inconsciente.
Freud presenciou duas guerras mundiais e o antissemitismo assumido pelo nazismo. Porém aos 11 anos o liberalismo conquistou mais uma vitória, eliminando as restrições civis que ainda vigoravam para os judeus austríacos, nessa fase Freud e sua família já estava em Viena.
Filho de Kallamon Jacob Freud e Sally Kanner, Freud teve oito irmãos por parte dos pais e mais dois por parte do pai, que tivera outro casamento antes de Sally. Freud sem dúvida foi muito amado pelo pai e o preferido de sua mãe.
Jacob, com a crise que tivera com o processo da industrialização, se viu com dificuldades financeiras e se mudou com a família Freud para Leipzig, na Alemanha.
Primogênito, Freud ingressou na faculdade aos 17 anos, cursava medicina, tinha conhecimento de várias línguas. Apaixonou-se por zoologia e biologia. Em 1876 foi chamado por um de seus professores, Brucker, a trabalhar em seu laboratório. Aceitando a proposta começou a pesquisar sobre as glândulas sexuais das línguas.
Formou-se em medicina em 1881 e no ano seguinte apaixonou-se por Martha Bernays. Não tendo condições de casar-se como pesquisador, abandonou o laboratório e foi trabalhar em clínica geral no hospital geral