Resenha critica sobre Freud
Juan David Nasio
O Prazer De Ler Freud
O prazer de ler Freud foi escrito por Juan David Nasio apaixonado pelas obras do criador da psicanálise, apresentando ao leitor as teorias exemplificadas, com a finalidade de despertar ao leitor a vontade de os textos originais de Freud, apresentando a maneira de praticar a psicanálise em uma linguagem mais simples, revelando os significados e técnicas para compreender a ciência que tem como principal foco o inconsciente.
A psicanálise é uma ciência muito complexa, que desperta curiosidade em muitos estudiosos e seguidores das ideias, conceitos e percepções dos indivíduos, mesmo após um século é lembrada, e desvenda os processos psíquicos inconscientes causadores de sofrimento.
As obras de Freud tem uma linguagem diferenciada, muito criticada, mas prevaleceu, obtém seus conceitos próprios para expressar, falar e agir, uma relação distinta entre o sujeito e o terapeuta, é uma ciência encantadora, mas provoca ao analisador pensar e refletir a cada paciente, utilizando os mesmos métodos com conteúdos distintos a serem desvendados.
O autor busca aproximar o leitor das obras de Freud exemplificando os significados dos termos utilizados para compreender melhor a ciência, despertando o prazer em ler as obras desse grande gênio dos processos psíquicos. É uma teoria de difícil compreensão, alguns esquemas colaboram para entender o sentido das palavras, dos processos obscuros, porque para Freud o indivíduo vive na tensão, que nunca desaparece, busca-se o prazer absoluto que nunca é atingindo.
O esquema apresenta compreender os temas fundamentais do inconsciente, recalcamento sexual, complexo de Édipo, as três instâncias psíquicas que são o eu, o isso e o supereu, o conceito de identificação e transferência no tratamento analítico.
O aparelho psíquico esta sempre excitado, sempre suprido por energia que alimenta. O desprazer é o aumento da tensão, e o prazer é a supressão da tensão. Quando o prazer não é