a psicanalise existencial de Sartre
A PSICANÁLISE EXISTENCIAL DE SARTRE
ENQUANTO OLHAR ALTERNATIVO PARA O HOMEM
Luis Carlos Ribeiro Alves 1
RESUMO:
Este artigo analisa a possibilidade de uma passagem da psicanálise freudiana à psicanálise fenomenológica existencial de Sartre a partir das noções de ego e consciência, fundamentais para a constituição do sujeito humano. Compara e apresenta as duas teorias, mostrando as influências e os embates entre ambas e enfatiza a mudança de olhar que é inerente à compreensão do homem pensada por Sartre.
Palavras-chave: Consciência. Ego. Homem. Psicanálise.
ABSTRACT:
This article analyses the possibility of passage of freudian psychoanalysis for phenomenological existential psychoanalysis of Sartre to come of the basic knowledge of self and conscience, fundamental of the formation of human subject. It compares and presents tow theories, it shows influence and shocks between and it emphasizes the change of linked look to human understanding think by Sartre.
KEY WORDS: Conscience. Man. Psychoanalysis. Self.
1. Introdução
Este nosso trabalho objetiva apresentar uma análise sobre a possibilidade de uma passagem da psicanálise de tipo empírica, fundada pelo médico vienense Sigmund Freud
(1856-1939) à psicanálise existencial inspirada no método fenomenológico e idealizada pelo filósofo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980), a partir dos conceitos e formulações traçadas por estes a respeito do ego (o eu) e da consciência, conceitos estes fundamentais ao estudo do sujeito humano e de sua condição, seja de um ponto de vista mais antropológico ou mais psicológico, ou ainda como Sartre o faz, um misto de antropologia e psicologia, esta que é a nossa intenção.
Apresentaremos inicialmente o tríplice esquema freudiano de id, ego e superego que vem influenciando as diversas teorias que se dedicaram a estudar a realidade humana depois de sua criação; inclusive a teoria sartreana. Tomaremos por base a