trabalho
Trabalho acadêmico A.T.P.S.
Introdução 03
Desenvolvimento 04
Existencialismo: O ser e seus multiplos 05
O método biográfico em Sartre: contribuições do existencialismo para a psicologia 05
Homem/História: Relaçção indissolúvel 06
O caminho cientifico para a realização de biografia psicanalista existencial e o método progressivo-regressivo 06
O método biográfico em Sartre 07
Conclusão 07
Referencias 07
INTRODUÇÃO
No trabalho a seguir vamos expor historicamente o artigo “ fenomenologia e existencialismo” falando sobre algumas noções fundamentais e ideias de cada autor e sua participação tanto na fenomenologia quanto no existencialismo. Também será falado sobre o artigo “ o método biográfico em Sartre”: e suas contribuições para o existencialismo para a psicologia, comentando sobre suas ideias e seus métodos.
Desenvolvimento
O movimento fenomenológico nasceu da preocupação de seu mais conhecido percursor Edmund Husserl (1859-1938) de fundamentar, de forma rigorosa, o conhecimento.
A partir dessa diretriz foi formada uma fenomenologia uma forma de acesso ao conhecimento, onde seus pensadores procuravam conhecer seus objetos de estudos a partir de uma atitude “atitude fenomenológica”.
Assim sendo a atitude fenomenológica acabou por se construir um dos principais princípios fundamentais da pratica fenomenológica que acaba por unir muitos pesquisadores, pelo motivo fundamental como é a ontologia.
Dentre o movimento fenomenológico ligado ao fim do século XIX, houve três participações importante de autores dentre eles estão: Franz Brentano, Karl Stumpf e Edmund Husserl, que deu iniciam ao movimento fenomenológico.
Husserl na sua vida intelectual foi na matemática mais com interesse na astronomia de encontrar resposta a sua própria fundamentação foi onde começou a ficar interessado na filosofia, durante dois anos assistiu os cursos de Brentano onde se