Estudantes
Dentro da psicanalise, para falar do esboço vemos a mente e o seu funcionamento. O aparelho psíquico, chamado psique é o nome dado ao método estrutural proposto por freud.
Ao desenvolver o funcionamento e a organização mental do homem percebeu que existem três itens funcionais que atuam de diferentes formas. Aos elementos : Id, Ego e Supergo.
Cada vez mais se reconhece o psiquismo como um forte elemento contribuinte para o processo de adoecimento humano.
Assim, o aparelho psíquico tem como uma organização psíquica dividida em sistemas ou instâncias. Cada instância possui uma localização, uma função e estão interligadas entre si. Num primeiro momento, Freud designou uma divisão de lugares virtuais para a mente: Pré-Consciente, Consciente e Inconsciente. Essa divisão ficou conhecida como o Primeiro.
Segundo Freud, o aparelho psíquico é constituído por quatro aspectos:
• Dinâmico: Diz respeito as forças que estão em operação, basicamente, as pulsões libidinais e agressivas.
• o Topográfico ou tópico: Diz respeito ao lugar. ele possui três regiões: a consciente, pré-consciente e a inconsciente. Essas regiões são definidas a partir do conhecimento que a pessoa tem dos conteúdos e de como ela os conhece. O consciente é a região onde as ideias são conhecidas pelo indivíduo. O pré-consciente é inconsciente, mas seu conteúdo torna-se facilmente consciente. Já o inconsciente contém pensamentos e conhecimentos que oferecem uma dificuldade muito grande de ser lembrados, seja por ser um trauma ou por ser uma ideia que está reprimida pelos mecanismos defensivos por causar angústia.
• Econômico: é tudo que diz respeito aos processos de produção, acúmulo, distribuição e consumo de energia. Segundo Freud, o indivíduo estaria a todo o momento produzindo e consumindo energia.
• Estrutural: diz respeito a forma com que o aparelho psíquico está estruturado. Freud desenvolveu duas teorias diferentes sobre a estruturação do A.P. tópica: A.P