Papel da educação maciça no cenário atual
Os desafios do atual modelo educacional
A educação, no mundo globalizado, no contexto onde a difusão da informação e do conhecimento se tornou maciça, onde o desenvolvimento científico e tecnológico se dá de forma acelerada e contínua, não se pode negar a significação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e suas aplicações, assim como as implicações de sua aplicabilidade nos processos educacionais.
Deve-se compreender a necessidade de educadores e instituições de ensino escolherem as metodologias, métodos e técnicas mais apropriadas para as práticas pedagógicas avaliando as necessidades, desafios, possibilidades e limitações que surgem com a utilização das novas tecnologias, possibilitando ao máximo a interação do aluno com as novas tecnologias.
Os avanços na informação e suas técnicas, precisam ser utilizadas de forma que permitam a mediação e a interação do sujeito com o outro social. A mediação é a ação onde "a relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas uma relação mediada, sendo os sistemas simbólicos os elementos intermediários entre o sujeito e o mundo". Dar conta de promover a construção de conhecimento, possibilitando interação, mediação e níveis de ajuda ao sujeito que aprende é o grande desafio proposto aos professores e à informática educativa hoje, assim como para a aplicação da tecnologia da informação nas práticas pedagógicas, uma vez que o desenvolvimento fica impossibilitado de ocorrer na falta de situações e oportunidades propícias ao aprendizado. Neste sentido a criatividade, inovação e diversificação das situações de construção de conhecimento são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, sendo este o desafio que deve perseguir o professor contemporâneo.
Os pólos de educação à distância, fazem parte desta nova realidade. Cada vez mais se encontram ofertas de cursos voltados a este método de ensino, permitindo o contato do aluno