Eritroblastose fetal
Sinais e Sintomas anemia grave, icterícia provocada pelo aumento na concentração de bilirrubina no sangue, elevação da frequência cardíaca, aumento do tamanho do baço e do fígado, presença de hemácias jovens no sangue circulante e, nos casos mais graves, edema generalizado.
Prevenção
* Recomenda-se a administração endovenosa de gamaglobulina anti-Rh. Essa substância irá causar o bloqueio do processo que sintetiza anticorpos contra o sangue Rh+ do feto. A mãe recebe uma dose passiva temporária de anticorpos que eliminam as encontradas na corrente sanguínea que sejam Rh+, impossibilitando, deste modo, que a mãe produza anticorpos permanentes.
Tratamento
* O tratamento da Eritroblastose Fetal é feito logo após a mãe dar a luz ao primeiro filho com Rh +, injeta-se na mãe uma quantidade de anticorpos anti-Rh, conhecido também como imunoglobulina, a função dessa substância é justamente destruir de forma rápida as hemácias do sangue Rh + do feto que se misturou com o da mãe; dessa forma, não da tempo da mãe desenvolver uma sensibilidade ao Rh +, não desenvolvendo os anticorpos anti Rh