Atps economia
Ao analisar a especificidade do serviço de Cafeteria, notamos que o público sente-se atraído por este paladar inigualável, no que se refere ao produto comercializado, o café. Após diversos cálculos, chegamos à conclusão que os clientes de uma cafeteria são assíduos, isto é, sempre os mesmos clientes que frequentam o estabelecimento, sendo que estes clientes, em média consomem de cinco à oito xícaras de café diariamente, mensalmente mantendo-se a média de seis xícaras diárias, deduzimos que cada cliente gaste cerca de oito à dez por cento de seus ganhos com essa iguaria única.
Histórico Consumidor:
Devido à extrema necessidade de otimizar tempo, isto, para tantos consumidores, é mais vantajoso fazer uma refeição fora de seu domicílio a fazer esta refeição em companhia de sua família, devido a alguns fatores:
• Falta de habilidade pessoal em realizar tarefas oriundas do lar;
• Disponibilidade de recursos específicos (Vale-Refeição, Ticket Restaurante)
• Possibilidade de estar próximo ao trabalho.
• Vantagem de poder dormir por um período maior
Visando estas motivações, o consumidor vê como um meio extremamente viável, realizar as suas refeições (matinais, almoço e jantar) agregando o tempo e as facilitações concedidas para tal. Com isso, as cafeterias enxergaram um mercado extremamente promissor, pois muitas pessoas preferem realizar suas refeições fora de seus domicílios para se ganhar mais tempo e consequentemente ter um conforto a mais para usufruir. Sendo assim, as cafeterias criaram uma linha de produtos agregados junto ao tradicional cafezinho, tais como pão de queijo, croissant, o tradicional pãozinho na chapa, enfim, uma gama de produtos para atrais mais o consumidor, garantindo satisfação e consequentemente um maior lucro.
Além desta finalidade acima citada, outra finalidade esta sendo desenvolvida por algumas franquias, o happy hour. Trata-se de um local amplo, confortável e agradável onde as pessoas se reúnem para diversas