Sistema nervoso
É a capacidade que nosso organismo tem de manter o equilíbrio do meio interno (extracelular).
2. O que é feedback negativo e feedback positivo?
São estratégias do nosso organismo pra manter a homeostase.
Ex.:
3. Diferencie SNC do SNP quanto aos seus componentes e funções:
SNC: Encéfalo e medula espinhal. Com a função de Recepção, interpretação, coordenação, organização e envio de comandos nervosos. SNP: Nervos (espinhais e cranianos) e Terminações nervosas (exteroceptores, visceroceptores e proprioceptores). Com a função de: Captação e transmissão dos estímulos aferentes e eferentes. SNA: Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático. Sua função é: Controle das funções vegetativas (respiração, circulação, digestão, etc.)
4. Classifique os neurônios de acordo com os seus componentes e funções: Neurônios AFERENTES ou sensitivos: leva informação do meio interno e externo para o SNC. Possuem receptores na extremidade periférica (exteroceptores, visceroceptores e proprioceptores).
Neurônios EFERENTES ou motor: leva informação do SNC da célula efetuadora (célula muscular ou glandular). Inervam os músculos estriados esqueléticos.
Neurônio de associação ou interneurônio: * Constitui a maior parte dos neurônios existentes no sistema nervoso central; * Neurônio que relaciona neurônios aferentes e eferentes; * Os neurônios de associação situados no encéfalo estão relacionados com as funções psíquicas.
5. Cite e explique as etapas da geração de um potencial de ação:
Despolarização: é a fase do impulso nervoso onde os canais de Na+ (sódio) é aberto, entrando uma corrente de e íons Na+ através do estimulo deixando o meio intercelular positivo.
Repolarização: quando os canais de Na+ é fechado, abrem-se os canais de K+ onde sai Na+ entra K+ retornando ao normal o meio intercelular fica negativo.
6. Cite 3 diferenças