Eritroblastose fetal
A Eritroblastose Fetal também conhecida como Doença Hemolítica do Recém Nascido ., é causada pela incompatibilidade sanguínea do fator Rh entre o sangue materno e o sangue do bebê.
O problema se manifesta durante a gravidez de mulheres de Rh negativo que estejam gerando um filho de Rh positivo. Para que ocorra realmente essa incompatibilidade, é necessário que o pai da criança tenha fator Rh positivo.
A origem da Eritroblastose Fetal se deve ao fato das hemácias do feto carregar o fator Rh positivo e desencadearem um processo no qual o organismo da mãe comece a produzir anticorpos. Esses anticorpos chegam até a circulação do feto destruindo suas hemácias. Desta forma,a Eritroblastose Fetal pode causar a morte do bebê durante a gestação ou depois do nascimento.
Além da Eritroblastose Fetal, essa incompatibilidade do fator Rh entre mãe/filho durante a gestação pode causar também deficiência mental, surdez,paralisia cerebral e icterícia. Como resposta ,o organismo produz e lança no sangue hemácias imaturas chamadas de Eritroblastos. A doença é chamada de Eritroblastose Fetal pelo fato de haver Eritroblastos em circulação.
Para se proteger da Eritroblastose Fetal, a mãe de fator Rh negativo que tem parceiro fator Rh positivo pode e deve receber gamaglobulina anti-Rh por via injetável logo após o nascimento do primeiro bebê fator Rh positivo. Essa substância bloqueia o processo que produz anticorpos contra o sangue Rh positivo do feto. A mãe recebe uma dose passiva temporária de anticorpos que destroem células sanguíneas Rh positivo impedindo que a mãe produza anticorpos temporários.
RESUMO
* O que é?
Incompatibilidade sangüínea (fator Rh) entre o sangue materno e o sangue fetal.
* Causas
a) Uma mulher Rh (-), casada com um homem Rh (+), poderá ter um filho Rh (+)
b) Durante o período de gestação há uma estreita comunicação entre a mãe e o filho através da placenta
c) Acidentalmente podem ocorrer hemorragias na