Extracção de dna de células vegetais
O DNA, ácido desoxirribonucleico, é o suporte da informação genética. Encontra-se no núcleo e é um polímero de unidades que se repetem, os nucleótidos. Cada nucleótido é constituído por um grupo fosfato, um açúcar e uma base azotada, esta última pode ser uma adenina, guanina -bases púricas; timina e citosina -base pirimídicas. A estrutura tridimensional desta molécula é formada por duas cadeias polinucleotídicas enroladas em hélice que estão unidas por pontes de hidrogénio que se estabelecem entre as bases azotadas (Adenina liga-se á Timina e a Citosina á Guanina). Ao longo da cadeia os nucleótidos ligam-se entre si por ligações covalentes, onde o grupo fosfato de um nucleótido liga-se á desoxirribose do nucleótido seguinte. O objectivo desta actividade laboratorial era conseguir visualizar o DNA do kiwi.
Material * Kiwi * Água * Sal de cozinha * Detergente de louça * Álcool etílico a 95% (a -20ºC) * Almofariz * Gobelés * Tubo de ensaio * Suporte para tubos * Bisturi * Funil * Papel de filtro * Proveta de 100 ml
Procedimento * Coloque 1 kiwi no almofariz. * Coloque 100ml de água num gobelé, adicione-lhe ½ colher de chá de sal e misture. * Coloque esta solução no almofariz. * Usando o papel de filtro e o funil, filtre a mistura resultante para um gobelé. * Misture ao filtrado, lentamente para não fazer bolhas, 10ml de detergente de louça. * Meça 30ml do preparado anterior para um tubo de ensaio. * À solução filtrada adicione, lentamente, fazendo-o escorrer pelas paredes do tubo de ensaio, 20ml de álcool etílico. Não misture o álcool com a solução, de modo a que este permaneça como uma camada isolada no topo da solução. * Aguarde 5 minutos. * Observe e verificará que filamentos de cor branca – DNA e proteínas – se precipitam sobre o álcool.
Discussão 1) Qual o papel: a) da trituração?
Para libertar o conteúdo do DNA que