Equilíbrios químicos
Gutenberg Pereira Oliveira
Michael Alvarenga Leite
Murilo Henrique Dias de Oliveira
RELATÓRIO DE QUÍMICA: equilíbrios químicos
Palmas
2011
Gutenberg Pereira Oliveira
Michael Alvarenga Leite
Murilo Henrique Dias de Oliveira
RELATÓRIO DE QUÍMICA: equilíbrios químicos
Trabalho submetido à disciplina Princípios Experimentais de Química, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins, como requisito parcial para aprovação.
Prof. M.Sc. Adão Lincoln Bezerra Montel.
Palmas
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 MATERIAIS E MÉTODOS 5
1.1 Primeira Parte 5
1.2 Segunda parte 5
2 RESULTADOS 7
3 DISCUSSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
RESUMO
Este relatório se trata de equilíbrio químico, que é o equilíbrio nas reações químicas regido pelo princípio de Le Châtelier. Os experimentos foram realizados a fim de comprovar esse princípio.
PALAVRAS-CHAVE: Equilíbrios Químicos. Princípio de Le Châtelier. Alteração do equilíbrio.
INTRODUÇÃO
Quando sistemas em equilíbrio são submetidos a qualquer perturbação exterior, o equilíbrio se desloca no sentido contrário a fim de minimizar esta perturbação e reestabelecer o equilíbrio (Princípio de Le Châtelier). Com base neste princípio, é fácil prever qual o sentido em que se deslocará o equilíbrio quando o sistema é submetido a uma perturbação. São vários os fatores que podem provocar perturbação no equilíbrio: a alteração da temperatura, da concentração ou da pressão, são os principais .
Verifica-se que a temperatura só tem efeito na posição de equilíbrio das reações endotérmicas ou exotérmicas. A elevação da temperatura desfavorece as reações exotérmicas e favorece as endotérmicas. As alterações de pressão (ou volume) afetam a posição de equilíbrio dos sistemas gasosos, se a reação se der com variação de volume. Se aumentarmos a pressão de um sistema em que existem componentes gasosos em equilíbrio, este se desloca no sentido