Equilíbrio químico
Definição:
Equilíbrio químico: O Equilíbrio Químico ocorre quando temos uma reação reversível que atingiu o ponto em que as reações direta e inversa ocorrem com a mesma velocidade.
Dentro do equilíbrio químico nós temo dois tipos de sistemas. Tais eles são:
- Sistema homogêneo: São aqueles em que todos os participantes da reação (reagentes e produtos) encontram-se em um mesmo estado físico e, dessa forma, o sistema fica com uma única fase.
- Sistema heterogêneo: São aqueles em que os reagentes e os produtos estão em fases diferentes.
É BOM RESALTAR QUE:
- Reações que os reagentes são totalmente consumidos são chamadas de irreversíveis.
- Reações que os regentes não são totalmente consumidos são chamadas de reversíveis.
O equilíbrio pode ocorrer de duas formas:
- Equilíbrio Estático: Macroscopicamente não ocorre NADA. Não há mais formação e nem mudança no sistema;
- Equilíbrio Dinâmico: Microscopicamente a reação ocorre a todo o momento. Num dado momento, a molécula A some e se transforma em D, em seguida, uma molécula D se transforma em A, e assim por diante.
Quando estudamos o equilíbrio químico temos que nos deparar com gráficos, tais eles seriam: (Gravem isso, pois a Patrícia irá pedir)447294054610173926559055-78486058420Uma nota de deveras importância: Os reagentes iniciam com máxima concentração, já que não há produto nenhum. Já os produtos iniciam com um concentração 0 (zero). Ambos vão sendo transformados até que as velocidades sejam iguais em ambos os sentidos, tanto na reação direta, quanto na inversa.
Constante de Equilíbrio - KC
Até aqui nós temos só teoria, daqui para frente veremos a parte das contas. Primeiramente nós temos uma reação hipotética, em baixo dela nós temos como ela seria aplicada na fórmula: aA+bB eq.químico cC+dDKC= [C]c. [D]d[A]a.[B]bOnde:
KC é a constante de equilíbrio em função das concentrações ou pressões parciais
[C]c . [D]d são as concentrações dos produtos elevadas aos