Equilíbrio químico
* Definições
Equilíbrio químico é a parte da físico-química que estuda a reações reversíveis e as condições para o estabelecimento desta atividade equilibrada.
As reações da química analítica, as reações na natureza e os principais processos industriais de produção de substâncias são em sua maioria reversíveis, ou seja, desenvolvem-se ao mesmo tempo e em direções opostas.
A causa do estabelecimento do equilíbrio químico é a nivelação das velocidades da reação direta (para a direita) e a da inversa (para a esquerda) que se realiza como conseqüência das mudanças de concentração das substâncias.
Para que se estabeleça o equilíbrio químico são necessárias duas condições: que a temperatura e pressão permaneçam constantes e que o sistema esteja fechado.
* Características
A velocidade da reação direta tem que ser igual a velocidade da reação inversa.
Exemplo:
Na reação acima, para que ocorra o Equilíbrio Químico é NE necessário que a velocidade da reação direta (V1) seja igual a velocidade da reação inversa (V2). No início só existem os reagentes depois passa então a ocorrer à formação de produtos que podem converter-se a reagentes novamente. No equilíbrio é dinâmico, ou seja, as duas reações continuam ocorrendo só que com velocidades iguais. Externamente não se percebe nenhuma mudança no sistema, sendo assim nenhuma característica como cor, estado físico, volume, densidade sofrem alterações apesar da dinamicidade das reações.
* Análise gráfica
Podem ser elaborados vários tipos de gráficos colocando na ordenada a velocidade da reação direta (V1) e indireta (V2), a concentrações de reagentes ou produtos ou ambos, em função do tempo.
A partir da análise dos gráficos pode-se concluir que a concentração dos reagentes é maior no início e passa a diminuir com o tempo da reação, já nos produtos ocorre o inverso, aumentando sua concentração com o passar do tempo da reação até ficar constante atingindo o equilíbrio