Equilibrio quimico
Na pratica de equilíbrio químico foi pipetado em tubo de ensaio 2 mL de cromato de potássio que conferem uma coloração amarelada á solução aquosa, e 2mL de dicromato de potássio que conferem uma coloração alaranjada, em seguida foi adicionado 12 gotas de ácido clorídrico no cromato e 15 gotas de hidróxido de sódio no dicromato ocorrendo mudança de coloração (a solução amarela ficou laranja e vice-versa)em seguida foi medido o PH que ocorreu a mudança de coloração.
INTRODUÇÃO Nem todas as reações químicas ocorrem em um único sentido e muitas delas são reversíveis, em maior ou em menor extensão. No inicio de um processo reversível, a reação ocorre no sentido do consumo dos reagentes e da formação dos produtos, porém, logo que se formam algumas moléculas do produto, a reação no sentido inverso começa a ocorrer também.
Quando as concentrações dos reagentes e dos produtos deixam de variar com o tempo, o processo atingiu o equilíbrio. Todos os sistemas em equilíbrio químico são dinâmicos, ou seja, as reações químicas continuam a ocorrer simultaneamente na mesma velocidade no sentido da formação dos produtos (sentido direto) e dos reagentes (sentido inverso), mas as suas concentrações ficam constantes (ARAUJO, Hiram). O equilíbrio químico se uma reação só se manterá estável enquanto o sistema em reação for mantido isolado (sem trocar matéria ou energia com o meio ambiente). Se houver troca de energia (variação de temperatura), o sistema ir se ajustar a um novo estado de equilíbrio e as propriedades macroscópicas desse sistema sofrerão alguma variação até se estabilizarem novamente (REIS, Martha).
OBJETIVO
Desenvolver o conceito de equilíbrio químico;
Caracterizar o estado de equilíbrio de sistemas químicos;
Reconhecer alguns fatores que influenciam no equilíbrio químico.
MATERIAIS E PROCEDIMENTOS * Pipetas Pasteur * Proveta de 10 ml * Solução de ácido clorídrico 1 mol/L * Solução de cromato de potássio 0,1 mol/L