A importancia do brincar das crianças
Autor: Gerson Hilario
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS NA ESCOLA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEU DESENVOLVIMENTO: MOTOR, MORAL, AFETIVO E COGNITIVO.
RESUMO
O brincar faz parte da condição humana, desempenhando uma função essencial no desenvolvimento infantil. Neste sentido essa pesquisa tem por objetivo investigar qual é a importância que educadores e pais dão ao brincar na educação infantil. Utilizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o brincar na idade de quatro anos, e suas possibilidades na contribuição do desenvolvimento infantil, com pesquisa de campo e analise qualitativa dos dados. O trabalho evidenciou que os professores usam o brincar em suas práticas, sem entender seus fundamentos e algumas vezes de forma errônea sem perceber a contribuição global que esse traz a criança, os pais ainda tem a concepção que o brincar apenas desenvolve o intelecto e que a escola é lugar de escrever. Concluiu-se até o momento que é necessário melhorar em termos de metodologia e prática do cotidiano educacional da infância, a brincadeira é como algo indispensável na vida da criança. Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil, Educador, Pais.
2
INTRODUÇÃO
Quando um bebê começa a conhecer e a explorar a sua volta, agindo com os objetos, podemos dizer que se iniciam as primeiras manifestações do brincar. Esse processo de interação com o mundo torna-se determinante no seu desenvolvimento, pois a criança tenta compreender a sua cultura. A cada fase da vida a criança imprime um jeito de brincar e segundo Piaget (2001) a criança de quatro anos está em sua primeira infância, que vai de dois a sete anos (fase pré-operatório) e é fundamentalmente marcada pelo jogo simbólico. A criança reflete o que vê da realidade a partir do eu, sendo “um pensamento egocêntrico em estado quase puro, só ultrapassado pela