a importância de brincar para as crianças
Acadêmica
Jeovanca Caetano Vieira
Professor-Tutor Externo - Marta Bonardi
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (Ped0416) – Prática do módulo II
RESUMO Este trabalho fala da importância do brincar no desenvolvimento biológico, psicológico e social de uma criança, podendo ser a brincadeira realizada na escola, em casa, em um playground ou etc. Vimos que realmente o lugar não importa muito no ponto de vista de uma criança, pois quando esta, sente-se impulsionada a brincar, nada poderá impedila. Entende-se também que nem sempre é necessário que a brincadeira seja direcionada, ou seja, tenha um objetivo específico, muitas vezes o brincar por si só ja basta para que o desenvolvimento infantil aconteça. Estudamos também a brincadeira na visão da pedagogia, de como os educadores usam a brincar como um artifício a mais para o ensino e a aprendizagem de seus alunos, e de como as brinquedotecas dentro das escolas tem um papel importante para esse trabalho, tornado assim o ato de aprender agradável para as crianças.
Palavras-chaves: Brincar ; Desenvolvimento infantil ; Escola.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho busca passar aos leitores a importância da prática da brincadeira dentro do aprendizado de uma criança desde o seu nascimento, podendo esta prática ser realizada no lugar escolhido pela criança, lugar este que muitas vezes no ponto de vista de um adulto parece ser inapropriado.
Quando se fala em brincar é nescessário que se entenda a definição de brincadeira e a sua importância para o desenvolvimento infantil. Este trabalho também tem como objetivo estimular o profissional da educação a usar a brincadeira como técnica de ensino, facilitando assim o aprendizado de seus alunos.
Brincar por si só já é especial na visão de uma criança, podendo esta ser realizada muitas vezes sem um objetivo específico, simplesmente pelo prazer. Porém quando se fala sobre