A importância do brincar nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança
CAMPUS DE JOAÇABA (SC)
ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
PÓS-GRADUAÇÃO – ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Disciplina: Ludoterapia
A importância do brincar nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança
Antes de falar sobre a importância das brincadeiras e jogos como inserção nos planos de aula dos professores, é necessário refletir de que forma o brincar reflete no processo de aprendizagem dos alunos. Mas para que isso aconteça, é necessário que o professor entenda sobre a proposta da brincadeira e que o mesmo goste da atividade que estiver realizando, caso contrário, a criança não estará estimulada o suficiente para “entrar” no mundo da fantasia que a aula estará proporcionando.
A escola é um ambiente no qual a criança passa a maior parte de seu dia, necessitando, portanto, de um cuidado especial visando seu desenvolvimento e aprendizagem. É neste sentido que a escola é a principal “ferramenta” que visa a importância do brincar no desenvolvimento da criança por que é nela que a mesma passa parte do seu dia, estudando e interagindo com diversos mecanismos de aprendizagem, dentre eles, os jogos e brincadeiras.
Porém, este não é apenas o papel da escola, mas sim da família. A participação dos pais no processo de inclusão da brincadeira como processo pedagógico é de extrema importância, devido à contribuição que ela traz para o processo de socialização e desenvolvimento das crianças.
A brincadeira contribui para a socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos. Neste sentido podemos dizer que a brincadeira é coisa muito séria.
Diversos estudiosos do desenvolvimento infantil, independentemente das diferenças epistemológicas, apontam a