A importancia do brincar para crianças com dificuldades de aprendizagem em matematica
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA AS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA.
PROF:MARIA DA GRAÇA BERTOLLINI
ALUNAS:, SONIA DE OLIVEIRA SILVA
POLO;:IGARAÇU DO TIETÊ
Desde os primeiros anos de vida, os jogos e as brincadeiras são mediadores das crianças em suas relações com as coisas do mundo. Do móbile e do chocalho á bicicleta e ao videogame é brincando que ela aprende a se relacionar com o mundo.Por isso na educação de nossas crianças eles são fundamentais pois constituem a base do desenvolvimento cognitivo e afetivo de todo ser humano.
Existem muitas teorias sobre jogos e brincadeiras na evolução humana e talvez eles sejam tão antigos quanto os próprios seres humanos. Portanto o educador que utiliza os jogos e brincadeiras em sua sala de aula esta acompanhando a evolução social e cultural da humanidade.
Segundo Piaget “ quando a criança brinca,a criança assimila o mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui” ( PIAGET, 1995, pg. 97)
Para ele o número é a relação criada mentalmente por cada indivíduo.A criança progride na construção do conhecimento lógico-matemático pela coordenação das relações simples que anteriormente ela criou entre os objetos.
E onde ela começa a realizar essas coordenações entre os objetos? É na escola. Esse é o papel fundamental da educação infantil, pois é lá que através de todos os jogos e brincadeiras, das interações com outras crianças que ela vai construir o seu pensamento lógico-matemático.
Quando nos deparamos com crianças com dificuldades de aprendizagem em matemática, e nos propomos a investigar o seu histórico de vida , percebemos que em algum ponto este aluno não conseguiu fazer as interações entre os objetos e o mundo que o cerca.
A educação formal tem muita responsabilidade com esses alunos