RESUMO
Esse trabalho é um relato de experiência vivenciado no período de estágio na educação infantil, nosso olhar foi direcionado nas perspectivas do ensino e aprendizagem matemática das crianças de 4 a 5 anos de idade, nessa direção desenvolvemos um projeto didático com o tema “ brincando com os números”. O nosso interesse é socializar os saberes obtidos por nós nesse processo de aprendizagem e os desafios que enfrentamos para fugir das perspectivas tradicionais em sala de aula e para colocar em prática nosso projeto. Para isso serão abordadas aqui duas categorias que nos ajudarão a uma melhor compreensão da aprendizagem matemática das crianças e da nossa intervenção. Nossos principais autores com os quais dialogamos foi Kamii (1990), Freire (1980), Vázquez (1977), Lorenzato (2008).
Para tanto, a metodologia esteve pautada numa perspectiva dialógica, a observação participante e uma rápida análise de conteúdos. As nossas conclusões apontam para a importância das atividades lúdicas e significativas para as crianças.
Palavras- chave: ludicidade, educação e aprendizagem
1. INTRODUÇÃO O estágio é tido como uns pontos principais para a vivencia da prática escolar, tendo como espaço um ambiente que permita ao estagiário experiência que o ajude a refletir sobre seus métodos de ensino, aplicados a realidade do contexto inserido. Será abordada aqui uma experiência vivida em uma sala de aula da educação infantil, visando contribuir para os nossos conhecimentos como futuros educadores.
O ensino da matemática na educação infantil trás alguns elementos essenciais para o professor refletir, tais como um planejamento mais lúdico, atividades mais significativa entre outras. Nesse sentido não deve haver um ensino focado em conceitos matemáticos que não interessam aos alunos e que não contribui no processo de aprendizagem e no mesmo instante acabam distanciando a criança dessa modalidade de ensino cada vez mais da matemática. Campina Grande, REALIZE Editora, 2012
2
Esse ensino