Dan 120 1 6
Departamento de Artes e Humanidades
DAN 120 - Desenvolvimento Humano e Dança
Professora: Ananda Deva
Brincadeiras Musicais na Educação Infantil
Claudineia Souza
Daiane do Carmos 74854
Gabriel Rodrigues Vasconcelos 82450
Júlia Pellizzari 84259
Paola Santana 74858
Pollyana Vargas Lessa 74864
Renata Souza 74862
18 de novembro de 2014
Introdução
Este presente trabalho vem mostrar a importância das brincadeiras musicais, principalmente na vida das crianças. A música permite que o ambiente onde elas estão fique mais aconchegante e tranquilo, além de contribuir para os vários fatores do desenvolvimento: o afetivo, o cognitivo, o motor e o social. Possibilita também o desenvolvimento da concentração, a socialização o respeito aos colegas, além da transmissão cultural. A música está presente em todas as culturas e em diferentes situações sociais: em cultos religiosos, casamentos, em eventos musicais, entre outros. Com isso, a criança, desde muito cedo, tem contato com ela.
Um dos meios onde a música está presente é a escola. Alguns anos atrás, ela não era usada como um meio para estimular o desenvolvimento, e sim como um passatempo ou uma obrigação, o que a tornava chata porque era repetitivo presente em todos os momentos da escola, o que infelizmente ainda hoje ocorre em muitas instituições educacionais. Pode-se dizer que a música alcançou seu espaço na educação com a alteração da Lei de diretrizes e base da educação, no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para a Lei nº 11.769, de 2008, que incluiu o ensino da música na educação básica de forma obrigatória.
Segundo Patrícia Fernanda Carmem Kebach, “ as crianças gostam muito de brincar e cantarolar canções conhecidas ou improvisadas por elas, manusear objetos sonoros, mas muitas vezes essas atividades não são vistas como momentos de criação pelos adultos. Muitos pais e professores não compreendem que, a partir dessas experiências, nas quais a criança aprendem a combinar