TCC TINTAS DE TATUAGEM
RAPOSO TAVARES
Técnico em Química
Aryane Cristina Gonçalves
Eriki Kazuo Kubo
Manoel Cicero
Willian de Jesus Oliveira
TINTAS PARA TATUAGEM:
Quantificação de metais em tintas para tatuagem
São Paulo
2015
Aryane Cristina Gonçalves
Eriki Kazuo Kubo
Manoel Cicero
Willian de Jesus Oliveira
TINTAS PARA TATUAGEM:
Quantificação de metais em tintas para tatuagem
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso técnico em química da Etec Raposo Tavares orientado pela professora Renata Pinho como requisito parcial para obtenção do titulo de técnico em química.
São Paulo
2015
Dedicatoria
Agradecimentos
Primeiramente agradecemos a Deus pela oportunidade de ter acesso a esse curso com ótimos professores e colegas de sala.
Agradecemos a Universidade de São Paulo (USP), por ceder o laboratório de química para que fosse possível a leitura das amostras no espectro de absorção atômica por chama.
Ao grupo Saint Goban, por ceder também o laboratório de química para que se fosse possível a realização da leitura no espectro de absorção atômica por chama.
“Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.”
Albert Einstein.
Resumo
A arte da tatuagem se popularizou muito nos últimos anos. Antes considerada sinônimo de marginalidade e opressão na sociedade, hoje esta sendo mais aceita pelas pessoas, independentemente de classe social, raça, etc. Com a sua popularização, consequentemente houve um aumento de casos de alergias ou outras complicações na pele, causada tanto pelos metais presentes nas tintas, ou pela falta de higiene nos equipamentos do tatuador, profissional responsável por realizar o desenho na pele. Com essa pesquisa, o presente trabalho visa quantificar os metais presentes nas tintas de duas marcas que estão no mercado uma legalizada pela ANVISA e outra não legalizada. Os metais