Cultura de Massa Escola de Frankfurt Grupo Progressista Evolucionista Meios de Comunicação de Massa
por TRYZ MONT VISUAL ARTS
CULTURA DE MASSA – BREVE INTRODUCAO
Quando pensamos no nosso cotidiano social, lembramos logo da agitação do dia-a-dia, dos inúmeros carros nas ruas, das falas, gestos, gostos e hábitos comuns, da padronização de vestes e de como o “diferente” no meio da multidão, nos surpreende.
E assim, podemos concluir que estamos ou somos, de fato, conduzidos por uma onda poderosa, que nos manipula e nos torna aquilo que esta onda deseja.
E isto é o resultado daquilo que os sociólogos chamaram de Cultura de Massa.
O comportamento e o pensar humano, público e individual, foi ativamente afetado pelo acelerado desenvolvimento industrial, pelo processo de urbanização, pelas transformações sociais e o desenvolvimento dos meios de comunicações.
Assim, cultura de massa designa uma nova ordem social no plano da produção e do consumo, ou seja, é o tipo de cultura produzido e consumido nesta nova sociedade.
Os meios de comunicação são os veículos pelos quais, aos quatro cantos do mundo, chegam informações das tendências (políticas e ideológicas) que surgem.
Esta cultura de massa é acessível, portanto, a praticamente, todas as pessoas (já que sempre alguém possui um rádio, uma TV, frequenta um cinema, acessa internet, tem celular, etc).
Ninguem fica imune a ela.
CULTURA DE MASSA OU INDÚSTRIA CULTURAL – CONCEITO
É tudo aquilo que é produzido com o objetivo de atingir a massa popular, e que são disseminados pelos veículos de comunicação de massa (mídias).
Cultura de massa, portanto, consiste na produção industrial de um universo de produtos relacionados a moda, lazer, esportes, cinema, imprensa, espetáculos, literatura, música e outros e que influenciam e caracterizam o atual estilo de vida.
E para isto, o grande responsável pela formação desta opinião publica semelhante/igualitária, são os meios de comunicação de massa, algo que, afinal,