Definição para negociação e sua variáveis basicas
Negociação é um processo de transformação de entrada (estímulos) e saídas (respostas), podendo envolver duas ou mais partes.
As chamadas entradas se tratam da comunicação entre as partes, o uso da informação e do poder, interesses comuns entre outros, resultando as saídas, isto é, o acordo, a solução do conflito e as relações duradouras.
A negociação visa o entendimento entre as partes, buscando um acordo por meio do diálogo que pode ser simples ou complexo. Negociar também pode ser uma forma das pessoas minimizarem ou eliminarem suas diferenças.
Sendo assim, se as diferenças existentes forem deixadas de lado, poderá ocorrer ganhos mútuos, evitando frustrações e ofensas já no início do processo onde dificilmente se fechará um acordo.
Enfim o ato negociar é fundamental para o alcanço de objetivos do ser humano.
As variáveis básicas de uma negociação são: poder, tempo e informação.
O uso do poder visto em seu lado negativo na negociação pode provocar os resultados desejados, ou a capacidade de conseguir as coisas a seu modo.
Porém pode ser visto também como alguém de influencia, persuasivo que poderá se tornar um líder.
Para o uso do poder em uma negociação, deve-se reconhecer sua discrepância, modificar os desequilíbrios, conhecer o risco de seu uso, evitar argumentos baseando-se nele, procurar não manipular usando ferramentas lógicas.
O tempo de uma negociação também deve ser “controlado”, de modo a não afetar o processo da negociação, porém ele necessita ser flexível a fim de ajustar-se à situações em constantes mudanças.
O controle deve ser planejado de forma simples, eficiente e eficaz favorecendo os dois lados, independentemente das circunstâncias.
A informação na negociação é o ato de informar, esta pode abrir a porta do sucesso ou ainda afetar a avaliação da realidade e as decisões tomadas.
Quanto mais informações se têm da outra parte, mais capacitado se estará para chegar a um acordo e