Equilíbrio Químico
Equilíbrio Químico
Bruna Pepinha
UC: Química das Transformações
Turma: C
Experimento: nº. 6
Data de realização do experimento: 30/ 09/ 2010
Docentes Responsáveis: Profª. Dra. Juliana Penha
78.467
Resumo
Neste relatório verificou-se o Princípio de Le Chatelier através de um sistema em equilíbrio químico após sofrer a ação de um agente externo.
O experimento dividiu-se em quatro partes independentes, onde diferentes soluções foram submetidas a testes para verificar se a reação sofre ou não deslocamento de equilíbrio. O experimento foi realizado à temperatura ambiente e em umas das etapas também em presença de gelo e em banho maria. As mudanças de coloração e temperatura foram anotadas e os efeitos dessas variações auxiliaram na identificação das características de cada reação.
Dos diversos fatores que deslocam o equilíbrio apenas dois (temperatura e concentração) foram testados neste experimento.Em umas das etapas o fator temperatura foi observado como deslocador do equilíbrio e nas demais houve a atuação da concentração.
A partir das observações verificou-se que o Princípio de Le Châtelier é válido, visto que ao ser perturbado o sistema desloca o equilíbrio para neutralizar a perturbação e demonstra isso através de mudanças na coloração, temperatura e formação de precipitados nas soluções.
Introdução
Toda reação química tende a alcançar um estado de equilíbrio. Porém, este equilíbrio não é estático, e sim, dinâmico. Isto quer dizer que, em estado de equilíbrio, não há uma acomodação total de estruturas definidas de produtos e reagentes, mas sim, uma contínua formação e conversão destes um em outro, de modo que a quantidade de produtos formados seja sempre a mesma, enquanto que a quantidade de reagentes também permanecerá igual, após o equilíbrio ser alcançado. Em outras palavras, o equilíbrio químico é um estado onde a velocidade de reação de formação dos produtos é igual à velocidade de reação de