Variação diatópica e diastrática.
SUMÁRIO
1 VARIANTES LINGUISTICAS 3
2 O QUE É VARIAÇÕES DIATÓPICAS E DIASTRÁTICAS 4
3 FRASES EXEMPLOS 5
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
VARIANTES LINGUISTICAS
A linguagem sem dúvida, é o código mais complexo e usamos para nos comunicar. Por sua própria complexidade e riqueza, ela possui uma grande variedade de formas. O jeito que nós falamos varia de acordo com as circunstancias, com o grupo social que pertencemos, com a região em que vivemos, com a religião e também com o sentimento do momento.
O QUE É VARIAÇÕES DIATÓPICAS E DIASTRÁSTICAS.
Variações Diatópicas; As variações diatópicas são as diferenças de língua de um lugar a outro, refere-se às diferenças apresentadas pelo modo de expressão de cada local. Isto pode ocorrer na língua, ou na escrita por abreviações símbolos.
Variações Diastrásticas; As variações diastrásticas referem-se aos diferentes grupos sociais. São variantes de acordo com a faixa etária, o estrato social, o gênero a profissão.
FRASES EXEMPLOS
Diatópicas. - O mesmo legume é conhecido nas diferentes regiões do Brasil como; mandioca, macaxeira ou aipim. - O mesmo brinquedo é conhecido pelas crianças como; pipa, pandorga ou papagaio. - Em algumas regiões é comum trocar o “você” por “tu”, e ainda acrescentar “S” no final das palavras,” tu vais”, “tu queres”, “tu fostes”.
Diastrásticas. - Os jovens dizem, maneiro irado, massa, - Os mais velhos, legal, jóia bacana.
Estas variações não atrapalham a comunicação do dia a dia, no local de trabalho todos conhecem as gírias, os sotaques da região, então não gera ruído, e se uma pessoa do sul do Brasil for para a Bahia, e pedir um prato “quentinho”, nunca mais irá esquecer da variação diatópica apimentada da Bahia.
CONCLUSÃO
Em cada região existe uma língua, um código, um sotaque