Polímeros
Falken Marken Vieira Gonçalves
Guntemberg Pereira Oliveira
Gustavo Dy Castro
Michael Alvarenga Leite
Murilo Henrique Dias de Oliveira
POLÍMEROS
Palmas
2011
Falken Marken Vieira Gonçalves
Guntemberg Pereira Oliveira
Gustavo Dy Castro
Michael Alvarenga Leite
Murilo Henrique Dias de Oliveira
POLÍMEROS
Trabalho submetido à disciplina Princípios Experimentais de Química, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins, como requisito parcial para aprovação.
Prof. M.Sc. Adão Lincoln Bezerra Montel.
Palmas
2011
RESUMO
Relatório da aula de Princípios Experimentais de Química, sobre o conteúdo de polímeros. Foi realizado um experimento em que ocorria a formação de um polímero a partir de substancias orgânicas simples. O resultado do experimento estava de acordo com a teoria vista em sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Polímeros. Resina Formol-Ureia. Polimerização. Materiais Sintéticos. Poli condensação.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Exemplo de reação de condensação 8
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
1 MATERIAIS E MÉTODOS 6
2 RESULTADOS 7
3 DISCUSSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
Os polímeros já vêm sendo utilizados pela humanidade há muito tempo, principalmente os naturais como algodão, madeira, látex marfim entre outros. As vantagens de utilização dos polímeros são muitas, mas o baixo custo de produção e o fato de que é possível obter um polímero com as propriedades desejadas para determinada aplicação são as principais. Devido a grande necessidade de produção para suprir o consumo surgiram os polímeros sintéticos como os plásticos usados em canetas, encanamentos, carros entre outros produtos.
Os polímeros são compostos por macromoléculas formadas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas chamadas monômeros. A polimerização é a reação química que dá origem aos polímeros. Existem dois tipos principais de reações, as reações de