Plano de negócios
2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA
O movimento de acreditação iniciou-se nos Estados Unidos em 1917, por iniciativa da American College of Surgeons de instaurar um programa de padronização hospitalar. O processo rapidamente se multiplicou pelos hospitais americanos, estimulando a criação, em 1951, da Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations.
Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado. Os objetivos principais da Acreditação Hospitalar são melhorar a qualidade dos cuidados aos pacientes e acompanhantes e, também, proporcionar um ambiente livre de riscos para todos aqueles que circulam no Instituto, dentro de padrões de excelência reconhecidos internacionalmente, segundo a própria Organização Nacional de Acreditação (ONA).
O certificado é emitido pela Organização Nacional de Acreditação – ONA que foi criada em Maio de 1999 e é uma organização não governamental caracterizada como pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos e de interesse coletivo. Tem por objetivo promover a implantação de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a garantir a qualidade na assistência aos cidadãos brasileiros, em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do país.
Inicialmente, para desenvolver este tipo de trabalho, é obrigatório ter na equipe o mínimo de três profissionais: um Administrador, um Enfermeiro e um médico.
A importância de participar desse tipo de programa é que através da Acreditação Hospitalar, a instituição de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa. Promove segurança para os pacientes e profissionais, qualidade da assistência, construção de equipe e melhoria contínua, é um instrumento de