Kanban
*tudo isso buscando aumentar a flexibilidade de produção e reduzir tempos improdutivos. Manutenção produtiva: elaborando cronogramas para a realização das manutenções periódicas em todos os equipamentos produtivos, com treinamento para realização de reparos e manutenções diárias pelos próprios operadores. Assim, a redução do custo de fabricação tornou-se uma tarefa diária, buscando uma maior relação custo/preço, para alcançar maior vantagem competitiva em relação às ameaças de novos entrantes.
Kanban
Também evita que sejam feitos produtos não requisitados, eliminando perdas por estoque e por superprodução. Os sinais visuais podem variar desde a sua forma mais clássica que e um cartão, ate uma forma mais abstrata como o kanban eletrônico, o fundamental e que o kanban transmita a informação de forma simples e visual e que suas regras sejam sempre respeitadas.
O que e kanban
*O sistema kanban foi desenvolvido a partir do conceito simples de aplicação da gestão visual no controle de produção e estoques, com a função primordial de viabilizar a produção “Just in time”. Portanto o ganho real no sistema produtivo advém do funcionamento “Just in time” da operação e não necessariamente da aplicação ou não de kanban.
*sistema kanban – e usualmente composto por quadros e cartões visuais que auxiliam o planejamento da produção e o controle de estoques. De acordo com a quantidade de cartões disponíveis nos quadros, são tomadas as decisões priorização de produção, setup de maquinas e ate mesmo de paradas de linha para manutenção. Pode ser composto por kanbans de produção ou por kanbans de movimentação.
Kanban de produção
O loop de movimentação dos cartões e simples e a lógica e direta: ou os cartões estão no quadro, ou estão no estoque junto com o produto acabado.
Serve como etiqueta de identificação e de instrução de tarefa
Kanban de movimentação
Composto por dois loops de cartões, sendo um deles o loop de produção e o outro o loop de