Eletroquímica
Guntemberg Pereira Oliveira
Michael Alvarenga Leite
Murilo Henrique Dias de Oliveira
Thaína de Castro Saraiva
ELETROQUÍMICA
Palmas
2011
Guntemberg Pereira Oliveira
Michael Alvarenga Leite
Murilo Henrique Dias de Oliveira
Thaína de Castro Saraiva
ELETROQUÍMICA
Trabalho submetido à disciplina Princípios Experimentais de Química, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins, como requisito parcial para aprovação.
Prof. M.Sc. Adão Lincoln Bezerra Montel.
Palmas
2011
RESUMO
Relatório da aula de Princípios Experimentais de Química, sobre o conteúdo de Eletroquímica. Foram realizados experimentos que continham reações de oxirredução, de eletrólise e de eletrodeposição. Além disso, foi montada uma pilha. Todos os resultados comprovaram a teoria vista em sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Pilha. Eletroquímica. Eletrólise. Eletrodeposição. Oxirredução.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 MATERIAIS E MÉTODOS 6
1.1 Reação de Oxirredução 6
1.2 Eletrólise 6
1.3 Pilha 7
1.4 Eletrodeposição 7
2 RESULTADOS 8
2.1 Reação de Oxirredução 8
2.2 Eletrólise 8
2.3 Pilha 8
2.4 Eletrodeposição 8
3 DISCUSSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
A Eletroquímica é um ramo da química que estuda as relações entre a eletricidade e as reações químicas, ou seja, que envolvem reações do tipo óxido-redução (redox). Nessas reações, sempre uma substância é oxidada e outra é reduzida. A substância oxidada (também conhecida como agente redutor) perde elétrons, e a reduzida (agente oxidante) ganha elétrons.
Esse ramo da química nos fornece uma visão de diversos tópicos, como a corrosão de metais, a galvanização, a espontaneidade das reações e, principalmente, das reações químicas que ocorrem em pilhas e baterias. Esse ramo da química estuda dois tipos de células eletroquímicas: as células galvânicas, nas quais energia química é convertida em elétrica, e as células eletrolíticas, nas