equilíbrio quimico
Introdução: O equilibro químico é um processo que ocorre quando reagentes e produtos são consumidos e produzidos ao mesmo tempo, podem ser reversíveis ou irreversiveis. Na equação, os reagentes e produtos da reação são separados por uma dupla seta, onde as reações que ocorrem da esquerda para direita são denominadas de reações diretas, e as que ocorrem da direita para a esquerda recebem o nome de reações inversas.
Ao iniciar uma reação, a velocidade direta é máxima por apresentar maior quantidade de reagente na solução e, a velocidade da reação inversa é nula, por não haver um produto na solução, ainda.
A medida que a reação acontece, a velocidade da reação direta diminui e a da reação inversa aumenta, e quando as velocidades se igualam a reação atingiu o equilíbrio químico, onde as concentrações de produto e reagente permanecem constante.
Objetivos: Esta prática teve por objetivo desenvolver o conceito de equilíbrio químico, caracterizar o estado de equilíbrio de sistemas químicos e reconhecer alguns fatores que influenciam no equilíbrio químico.
Materiais
2 tubos de ensaio
2 pipetas de paster
1,0 mL de solução de HCl 1 mol.L-¹
1,0 mL de solução de NaOH 1 mol.L-¹
2,0 mL de solução de K²Cr²O7 mol.L-¹
2,0 mL de solução de K²Cr²O4 mol.L-¹
Procedimento
Primeiramente, colocamos em um tubo de ensaio 2 mL de uma solução de K²Cr²O7 0,1 mol.L-¹ e em outro tudo semelhante, o mesmo volume de solução K²Cr²O4 0,1 mol.L-¹. Em seguida, adicionamos à soluça de K²Cr²O7 com o auxílio de uma pipeta, gota a gota da solução de NaOH 1 mol.L-¹, até que ocorresse uma mudança de cor e adicionamos à solução de K²Cr²O4 a solução de HCL 1 mol.L-1 também até a mudança de cor.
Resultados e conclusões
*Discutir a coloração de cada solução e quais os íons responsáveis pelas mesmas.
Ao finalizarmos a aula prática, evidenciamos o fenômeno do equilíbrio químico. Nas reações reversíveis, comprovou-se o fato do efeito da e