Pêndulo Físico
FONTES, Antônio de Araújo JR1 - UNIT
SANTOS, Fulano de Oliveira2 - UNIT
SANTOS, Escorpião de Jesus3 - UNIT
Grupo de Trabalho – Grupo 1
Agência Financiadora: não contou com financiamento
Resumo
Este relatório apresentara de forma clara e objetiva o experimento que demostra a relação de dependência entre o período de oscilação de um Pendulo Físico e seu momento de inercia. Os experimentos realizados tratam da análise do movimento oscilatório do Pêndulo Físico. Observou-se que o período tende ao infinito quando a distância entre o centro de massa e o eixo de oscilação cresce indefinidamente ou tende a zero e, que há um período mínimo dentro deste intervalo.
Palavras-chave: oscilação, pêndulo, período.
Introdução
Um tipo importante, e de mais fácil estudo, de oscilação, é o Movimento Harmônico Simples, o qual é definido como sendo “o movimento executado por uma partícula sujeita a uma força (chamada de restauradora) proporcional ao deslocamento da partícula, mas com o sinal oposto”. Este será o tipo de movimento considerado neste experimento.
Os movimentos que se repetem em intervalos regulares ou indefinidamente são chamados de periódicos ou oscilações, e estamos cercados destes movimentos: barcos oscilando no cais, movimento dos pistões nos motores dos carros e as vibrações sonoras produzidas por um clarinete, por exemplo. E é por, isso que as oscilações desempenham um papel fundamental na física (mecânica, óptica, acústica, etc.).
O pêndulo físico é um sistema real (não idealizado) que se utiliza de um corpo com volume finito e massa bem distribuída, e não concentrada em um único ponto como no pêndulo simples. Na posição de equilíbrio, o seu centro de gravidade está diretamente abaixo do eixo de rotação do pêndulo. Quando o pêndulo é deslocado de sua posição de equilíbrio, o torque restaurador será proporcional ao produto da força peso, a qual é o elemento restaurador, pela distância do seu eixo de rotação ao centro de