Resume do Filme Mente Brilhante
Filme: Uma Mente Brilhante
O filme apresenta a história da vida de John Nash um matemático com grau elevado de inteligência onde se fascina com números, fórmulas e teoremas e tenta mudar essas teorias através de reformulações próprias, cujas idéias influenciaram o rumo da economia, da biologia, da evolução da teoria dos jogos. Ele se destacou como um brilhante matemático, inteligentíssimo, mas sofre de esquizofrenia.
Os estudantes sabiam que ele era muitíssimo inteligente, mas devido ao seu jeito um pouco anti social e estranho no trato com as pessoas, era sempre alvo de gozações. Logo no início do curso conheceu seu colega de quarto Charles, que se tornaria seu melhor amigo.
Considerando as aulas da universidade chatas, nada atrativas, uma perda de tempo, como costumava dizer: eram somente para decorar “tolas suposições de reles mortais”, John Nash decidiu não mais freqüentá-las. E ambicioso, objetivando reconhecimento do meio científico, passou a buscar veementemente uma idéia original, que pudesse se destacar. Foi num bar conversando com os outros estudantes que ele teve a inspiração para a sua “idéia original” a Teoria de jogos não coorporativos, uma teoria que contradizia 150 anos do reinado de Adam Smith o pai da economia moderna.
John Nash terminou sua graduação, se tornando bacharel e mestre em matemática, pela mesma universidade. Com todo seu reconhecimento, foi convidado para trabalhar nos centros de pesquisa de matemática e engenharia nos Estados Unidos, e ao mesmo tempo foi convidado a dar aulas, o que não gostava, para ele estar numa sala de aula era perda de tempo dele e de seus alunos. Mas na mesma época, foi chamado pelo governo para trabalhar decifrando códigos evitando que mensagens soviéticas fossem mandadas aos russos que estivessem infiltrados nos Estados Unidos, por meio de matérias em revistas e jornais americanos, John Nash era considerado o melhor decifrador de códigos, ou seja, tinha o destino da nação em