Esquizofrenia
Documento produzido em 24‐07‐2010
[Trabalho de Curso]
A ESQUIZOFRENIA NO FILME
"UMA MENTE BRILHANTE"
Trabalho realizado no âmbito da cadeira de Psicopatologia, do 3º ano, do curso de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2010
Andreia Catarino
Fabiana Ferreira
Helena Salsinha
Estudantes da Licenciatura em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Lisboa, Portugal
Docentes:
Miguel Alvarez
Maria Purificação Horta
E-mail:
helena.isabel06@gmail.com
RESUMO
A esquizofrenia é um tema marcante que continua a despertar o interesse de clínicos e investigadores. O presente trabalho procura explanar a relação entre os factores ambientais e familiares que levam ao desenvolvimento desta perturbação psicótica. Pretende também conhecer os tipos de esquizofrenia existentes, as suas causas, os efeitos que a doença tem nos familiares e as terapias utilizadas, não para a sua cura, mas sim, para o seu melhoramento.
Palavras-chave: Esquizofrenia, perturbação, núcleo familiar, discriminação
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objectivo analisar a esquizofrenia, os seus sintomas, causas, tipos e tratamentos. Para uma melhor compreensão do tema baseamo-nos na visualização do filme “Uma mente brilhante”.
Andreia Catarino, Fabiana Ferreira, Helena Salsinha
1
www.psicologia.com.pt
Documento produzido em 24‐07‐2010
[Trabalho de Curso]
De acordo com Black e Andreasen (1994), a esquizofrenia pode ser descrita como uma doença psiquiátrica grave e debilitante, existente em quase todas as culturas e épocas. Esta perturbação psicótica é percebida através de um conjunto de sinais e de sintomas característicos, associados a uma disfunção social. Os sintomas podem ser conceptualizados em três categorias, sintomas positivos, caracterizados por distorções do pensamento, percepção, linguagem e autocontrolo do