Equidade e comparação social
ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Psicossociologia das Organizações
Índice
* Introdução……………………………………………………………3 * Como surgiu?...............................................................................4 * O Panóptico Eletrónico……………………………………………..5 * A contabilidade como poder e controlo panóptico……………….6 * Conclusão……………………………………………………………7 * Bibliografia……………………………………………………………8
Introdução
Este trabalho, realizado no âmbito da cadeira de psicossociologia das organizações, tem como objetivo principal mostrar ao que corresponde o controlo panóptico.
Atendendo sobretudo a como surgiu, atualmente em termos eletrónicos e até mesmo na contabilidade como poder e controlo.
Tentarei assim esclarecer este tema da melhor maneira para primeiramente ter uma base de apoio informativa e também para as pessoas que queiram futuramente consultar e saber mais acerca do controlo panóptico.
3
Como surgiu?
O controlo panóptico surgiu através do senhor Jeremy Bentham, com o objetivo de servir de vigilância nas prisões, manicómios, fábricas e escolas.
O panóptico era um edifício em forma de anel no meio do qual havia um pátio com uma torre no centro. O anel dividia-se em pequenas celas que davam tanto para o exterior como para o interior.
Em cada uma dessas celas havia uma criança aprendendo a escrever, um operário a trabalhar, um prisioneiro a ser corrigido e um louco tentando corrigir a sua loucura e na torre havia um vigilante.
O vigilante podia atravessar toda a cela vendo tudo o que o individuo fazia sem ele ser visto.
Sendo assim o panoptismo corresponde á observação total, é a tomada integral por parte de um poder disciplinador da vida de um individuo , sendo vigiado durante todo o tempo, sem que se veja o seu observador, nem que se saiba o momento em que está a ser vigiado é esse o objetivo do