Equações
A palavra equação tem o prefixo equa, que em latim quer dizer "igual".
Um expressão algébrica que contenha em sua composição dados desconhecidos ou incógnitos, coeficientes, exponentes e um sinal de igualdade denominamos equação, ou seja, equação é qualquer igualdade que só é satisfeita para alguns valores dos seus domínios.
A classificação da equação é feita de acordo com o maior expoente de uma das suas incógnitas.
EQUAÇÃO EXPONENCIAL
São equações que apresentam incógnita no expoente. Elas possuem um método diferente de resolução, pois é necessário igualar as bases para aplicar propriedade de igualdade. Depois as propriedade de igualdade entre os expoentes serão utilizadas com mais facilidade. A partir disso, iremos utilizar o método da fatoração e assim, encontrar as bases comuns, exemplo:
3x = 2187 (fatorando o número 2187 temos: 37)
3x = 37 x = 7
EQUAÇÃO DO 1º GRAU
Equação do 1º grau ou equação linear, envolve apenas somas ou produtos de constantes e variáveis do primeiro grau. Podemos ter uma ou mais variáveis. Para formação de uma equação do 1º grau, precisamos conseguir reduzir ao formato: ax = b, onde x é a incógnita e a e b são números reais, com a ≠ 0. Exemplos:
2x + 8 = 0
5x – 4 = 6x + 8
3a – b – c = 0
2x – 8 = 6x + 8
Termos da equação
EQUAÇÃO DO 2º GRAU
Denominamos equação do 2º grau quando uma das incógnitas tem o número 2 como seu maior expoente, ou seja, o maior número de raízes possíveis de uma equação é o que determina o seu grau.
Exemplo de segundo grau: x² + x + 0 = 0
Termo A= elevado ao quadrado
Termo B= um número e uma letra elevado a um
Termo C = Só um nº.
Conclusão: Na de segundo grau o maior expoente é 2
As equações de 2º grau incompletas podem ser resolvidas facilmente, apenas utilizando raiz quadrada.
Já nas completas a resolução das equações dá-se através da expressão matemática atribuída ao matemático Bhaskara (lê-se báscara).
Fórmula geral de resolução de equações de 2° grau: