Capacitores
Os circuitos electrónicos são constituídos na sua maioria por resistências e capacitores. O nosso grupo vai falar de um desses componentes electrónicos cujo componente em português europeu é chamado condensador e em português brasileiro é chamado capacitor.
Numa visão geral os capacitores são pequenos reservatórios de carga eléctrica e energia, na sua maioria são constituídas por duas placas paralelas carregadas electricamente com cargas iguais porém de sinais contrários.
Veremos mais adiante diversos tipos de capacitores desde os electrolíticos ate os não electrolíticos, faremos pequenas comparacoes sobre o funcionamento do capacitor, comparando o fluxo de corrente eléctrica com o fluxo de água fornecida por um depósito.
Condensador ou capacitor é um dispositivo electrónico com placas paralelas, que serve para armazenar temporariamente carga eléctrica ou energia no circuito, essas placas estão muito próximas uma da outra sendo que são separadas por um dieléctrico (qualquer material não condutou ou isolante).
Tipos de capacitores
Segundo o Professor Fernando Luis Rosa Mussoi, existem tipos de capacitores para as diversas aplicabilidades, sendo que este classifica-os geralmente pela natureza do dieléctrico, nós falaremos apenas dos tipos mais comuns que são:
Capacitores cerâmicos
Capacitores de Filme plástico
Capacitores electrolíticos de alumínio
Capacitores electrolíticos de tântalo
Capacitores variaveis.
Capacitores cerâmicos
Pela definição do Professor Marco Valério entendemos que os capacitores de disco cerâmico são capacitores cujo dieléctrico é feito de material cerâmico.
Sua composição:
A fabricação desses capacitores começa com o pó da cerâmica que é colocado numa prensa e comprimido em forma de pastilhas (dieléctrico do futuro capacitor). Depois as pastilhas são introduzidas num forno para um tratamento térmico sendo rigorosamente inspeccionadas na saída do mesmo, após esse processo coloca-se prata vaporisada nas duas