Capacitores
1. MATERIAIS E MÉTODOS 4
1.1. MATERIAIS 4
1.2. MÉTODOS 4
2. INTRODUÇÃO 5
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
1. MATERIAIS E MÉTODOS
1.1. MATERIAIS
1 placa protoboard;
1 resistor;
1 fonte c.c. ajustável ou bateria de 9V;
2 capacitores de capacitância da ordem de 103 μF;
1 voltímetro;
1 cronômetro.
1.2. MÉTODOS
O experimento foi dividido em três partes, cada uma com o seu devido objetivo. Na primeira parte o objetivo era verificar o que ocorre em relação à capacitância quando os capacitores são ligados em série e estudar o processo de descarga em uma associação de capacitores em série. A segunda parte tinha o mesmo objetivo da primeira, porém, a associação de capacitores era em paralelo. Na terceira parte o objetivo era verificar a variação da capacitância quando as placas de um capacitor de placas eram afastadas.
Primeiramente, foi medida a capacitância de dois capacitores e a resistência de um resistor. Em seguida, os capacitores foram associados em série para que fosse medido o valor da capacitância equivalente. Tomando o devido cuidado para não inverter a polaridade dos capacitores esta associação foi conectada a um circuito de descarga de capacitor e um amperímetro foi colocado em série com o circuito, de acordo com a figura abaixo:
Figura 1: Montagem para o estudo do processo de carga de uma associação em série de capacitores.
A tensão na fonte foi ajustada para 12V. Ao ligar o circuito, os capacitores foram carregados e após retirar o cabo positivo da fonte foi observada a descarga dos capacitores pelo decréscimo de corrente no circuito e os dados obtidos foram anotados.
O mesmo procedimento da parte 1 foi realizado na parte 2, porém, desta vez os capacitores foram ligados em paralelo.
Na terceira parte foram colocadas três folhas de papel entre as duas placas circulares do capacitor de placas planas e paralelas, tomando o cuidado para que as placas ficassem o mais paralelo possível. Em seguida, as