capacitores
Nome: Pedro n° 29
Turma: Tec 11
Capacitor:
Capacitores são componentes que armazenam energia em um campo elétrico, acumulando desequilíbrio interno de carga elétrica. Eles são constituídos de duas placas condutoras separadas por um material dielétrico. A carga é armazenada nas placas condutoras. Porém, como cada placa armazena cargas iguais, a carga total do dispositivo é sempre nula.
Capacitores aplicados a circuitos elétricos:
Em circuitos de corrente contínua os capacitores tem geralmente função de proteção ou nivelamento de sinal. Nesse tipo de circuito eles não permitem a passagem de corrente, funcionando como “circuito aberto”. Já em corrente alternada a mudança de sentido da tensão faz com que o capacitor permita o fluxo de elétrons, gerando corrente.
Capacitância indesejada:
Em circuitos de alta potência pode ocorrer um efeito capacitivo considerável entre dois condutores. Isso ocorre porque dois condutores em paralelo sempre apresentam uma dada capacitância, que é desprezível em circuitos de baixa potência. Porém, ao circular uma corrente muito alta em dois fios paralelos pode-se criar uma capacitância indesejada que deve ser evitada. Esse fenômeno está mais propenso a acontecer em redes de geração e distribuição de energia para grandes cidades e indústrias.
Tipos de Capacitores
Capacitores de Tântalo
Capacitores de tântalo são capacitores eletrolíticos que usam um material chamado de tântalo para os eletrodos. Grande valor der capacitância similar ao de alumínio podem ser obtidas. Capacitores de tântalo são superiores ao de alumínio no que se refere à temperatura e freqüência de operação. Usualmente o símbolo "+" é usado para indicar o pólo positivo. Capacitores de tântalo são um pouco mais caro que os de alumínio. São usados em circuitos que precisam que o valor da capacitância seja constante com a temperatura e freqüência
Capacitores Cerâmicos
Internamente esses capacitores não tem estrutura de bobinas, por isso