Capacitores
Eletrotécnica
2.2. Capacitores
Unidade III – Capacitores
2.1. Capacitância
Condutor
Elétrica
de
um
É um valor característico de um dado corpo e avaliado pela razão entre seu potencial e sua carga. É constante em cada meio onde o corpo for colocado.
C=
Q
V
Q = C.V
Unidade SI: Farad (F)
Embora o meio natural de exprimir a capacitância devesse ser Coulomb por volt, ela é na prática expressa em Farads (F). Sendo um
Farad igual à capacitância elétrica de um condutor que com carga de 1 Coulomb é carregado até à tensão de 1 Volt.
2.1.1. Características
A capacitância elétrica de um condutor:
→ independe da carga do condutor;
→ independe do potencial elétrico do condutor; → depende da forma geométrica do condutor, de suas dimensões e da natureza do isolante que envolve o condutor.
2.1.2. Contato entre Condutores (Potencial
Comum de Equilíbrio)
Consideremos n condutores capacitâncias respectivas C1, C2, ..., eletrizadas com cargas Q1, Q2, ..., Qn, que conferem potenciais V1, V2, ..., respectivamente. Ao serem colocadas contato, simultaneamente o potencial equilíbrio será dado por:
de
Cn,
lhes
Vn,
em de Analisando individualmente, os condutores não tem grande capacidade de armazenar cargas elétricas, pois adquirem potenciais elevados. O campo elétrico também é alto e o condutor se descarrega facilmente.
Nestas circunstâncias, um condutor isolado deveria ter dimensões muito grandes, o que não seria prático. Existem porém dispositivos de altas capacitâncias elétricas, mas de dimensões bem reduzidas, denominados capacitores ou condensadores.
Capacitor é o conjunto de dois condutores separados por um dielétrico e uma pequena distância relativamente às suas dimensões, utilizado para se obter altas capacitâncias utilizando um espaço pequeno.
O princípio de funcionamento do capacitor é o fato de que ocorre uma diminuição no potencial de um condutor
quando