Equações do segundo grau
1. Objetivo Geral
Compreender as dificuldades da equação do 2º grau para os alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Altivo Leopoldino de Souza, situada na cidade de Espera Feliz / BR-482, Zona da Mata Mineira.
2. Objetivos Específicos
➢ Identificar as dificuldades encontradas pelos alunos do 9º ano da Escola Estadual Altivo Leopoldino de Souza, situada na cidade de Espera Feliz, para resolverem equações do 2º grau. ➢ Discutir o que pensam sobre a forma de resolução de uma equação, investigando o uso da matemática como fonte de ensino e aprendizagem no ensino fundamental. ➢ Encontrar diferentes formas de representação em particular a linguagem matemática, para comunicar o raciocínio utilizado e as soluções encontradas.
2. JUSTIFICATIVA
A matemática está presente em nossa vida desde uma simples contagem até o uso em complexos computadores. Pode parecer que equações e alguns princípios da matemática não têm aplicação imediata no mundo em que vivemos; isso pode gerar no aluno certo desapontamento na hora de aprender esta disciplina. A importância de trabalhar com a equação e a aplicação da matemática no cotidiano ocorre como resultado do desenvolvimento e do aprofundamento de certos conceitos nela presentes.
3. METODOLOGIA
A metodologia constituirá na observação in locu e coleta de dados, críticas e sugestões dadas pelos alunos da Escola Estadual Altivo Leopoldino de Souza, situada na cidade de Espera Feliz/ BR-482, Zona da Mata Mineira.
5 REVISÃO DE LITERATURA
Ensinar os alunos a resolverem problemas não é um processo de desenvolvimento harmonioso, pois supõe dotá-los da capacidade de raciocinar por si só, como diz SARQUIS: (2009, p. 23).
“Como professores, não podemos obrigar essas