Criptografia
CAMPUS DE CARACARAÍ
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
IVAN DA SILVA PERES
CRIPTOGRAFIA
Caracaraí
2011
CRIPTOGRAFIA
Devido à falta da segurança de informações que trafegam nas redes de computadores para conduzir seus negócios e a massificação do uso da Internet, surgiu à necessidade de se utilizar melhores mecanismos para prover a segurança das transações de informações confidenciais. A questão segurança é bastante enfatizada, principalmente, quando imagina-se a possibilidade de se ter suas informações expostas a atacantes ou intrusos da Internet, que surgem com meios cada vez mais sofisticados para violar a privacidade e a segurança das comunicações. Devido a estas preocupações, a proteção da informação tem se tornado um dos interesses primários dos administradores de sistemas.
Uma das maneiras de se evitar a violação dessas informações confidenciais é através da codificação ou cifragem da informação, conhecida como criptografia, fazendo com que apenas as pessoas às quais estas informações são destinadas, consigam compreendê-las. A criptografia fornece técnicas para codificar e decodificar dados, tais que os mesmos possam ser armazenados, transmitidos e recuperados sem sua alteração ou exposição. Em outras palavras, técnicas de criptografia podem ser usadas como um meio efetivo de proteção de informações suscetíveis a ataques, estejam elas armazenadas em um computador ou sendo transmitidas pela rede. Seu principal objetivo é prover uma comunicação segura, garantindo serviços básicos de autenticação, privacidade e integridade dos dados.
DEFINIÇÃO
A criptografia representa a transformação de informação legível numa forma aparentemente ilegível, a fim de ocultar informação de pessoas não autorizadas, garantindo privacidade.
A palavra criptografia tem origem grega (kriptos = escondido, oculto e grifo = grafia) escrita secreta, escrever em cifras ou em códigos, utilizando um conjunto de técnicas que torna uma mensagem