O pianista
Ele um pianista da Rádio de Varsóvia, quando em 1939 a Alemanha Nazista invade a Polônia impondo restrições aos judeus. De repente vê sua vida e de sua família totalmente alterada pelos ditames nazistas. Passa a viver no Gueto de Varsóvia, onde foram “encarcerados” os judeus poloneses. Ele juntamente com sua família tenta continuar sua vida tocando em um restaurante do gueto e às vezes ajudando seu irmão na venda de livros. Até que a situação se agrava e sua família é mandada pra um campo de concentração.
A obra de Wladyslaw Szpilman retrata a invasão da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), no entanto este foi apenas o auge das intenções do líder alemão Adolf Hitler, que tinha como propósito criar uma “nova ordem”, baseada nos princípios de suposta superioridade alemã. Pretendia banir as minorias étnicas e religiosas, como os judeus, os ciganos, os deficientes físicos. Essa ascensão das idéias de Hitler na Alemanha, em meados da década de 1930, sinaliza, principalmente, o declínio dos projetos de cunho liberal no seio da Europa, iniciando uma etapa marcada pela mácula do autoritarismo e, para além disso, do totalitarismo e de segregação.
O Estado implantado por Hitler opôs-se de maneira drástica com a República de Weimar, implantada na Alemanha após o término da Primeira Guerra Mundial, esta se pautava, sobretudo, pelos princípios do liberalismo, sendo usualmente caracterizada como uma República Democrática Liberal, assim como aos modelos preconizados pela democracia, contrastando com as formas de governo até então presentes na Europa.
Hitler consegue que o parlamento aprovasse uma lei que lhe permitia governar sem dar satisfação de seus atos a