Criptografia
Beatriz Silva Ramos
Bruno Oliveira da Silva
Fabio Gonçalves
Matheus Sena de Alcantara Rodrigues
CRIPTOGRAFIA
SÃO PAULO/SP
2012
FMU- FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
Barbara Guedes Sloty
Beatriz Silva Ramos
Bruno Oliveira da Silva
Fabio Gonçalves
Matheus Sena de Alcantara Rodrigues
CRIPTOGRAFIA
SÃO PAULO/SP
2012
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 4 1.1. OBJETIVO 5 1.2. JUSTIFICATIVA 6 1.3. PROBLEMÁTICA 7
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
2.1. CRIPTOGRAFIA CLÁSSICA 8
2.2. CRIPTOGRAFIA MODERNA 8
2.3. EXEMPLOS DE CRIPTOGRAFIA: 9
2.4. CERTIFICAÇÃO DIGITAL 10
2.5. SERVIÇOS OFERECIDOS 10
3. METODOLOGIA 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1.INTRODUÇÃO
Criptografia trata-se de um conjunto de conceitos e técnicas que procura codificar uma informação de forma que somente o emissor e o receptor possam acessá-la, evitando que um intruso consiga interpretá-la. Ela engloba uma serie de fatores que contribuem para que ela seja eficaz. Existem varios tipos e cada uma, feita com uma logica diferente.
No projeto em questão serão abordadas as primeiras criações criptográficas, os tipos em uso na atualidade, uma proposta simples que pretende de fato por em uso um novo esquema de criptografia que pode ser usada em pequenos estabelecimentos comerciais para a segurança de seus clientes e de quem tiver acesso ao sistema, seja ele um simples formulário que armazena informações sigilosas como senhas em um banco de dados, ou até mesmo informações extremamente sigilosas como senhas bancárias em possíveis transações.
1.1. OBJETIVO
Tendo em vista a importância da criptografia na área de Tecnologia da Informação ou correlatas, até mesmo em certas áreas aplicando-se em transações bancárias, compras, e afins. O objetivo é apresentar um novo esquema de criptografia, garantir segurança e privacidade, implantar possivelmente em locais de risco, proteger dados e