ESTUDO DE CASO 16.3
UMA ESTUDANTE FALA SOBRE A SUA BULIMIA E SEU DESESPERO
Junho/2014
1) Identificação do paciente:
Mulher, excelente aluna cursando o ensino médio.
2) Queixa apresentada:
Estudante sofre de anorexia e bulimia.
3) Proposta de avaliação Psicológica:
Terapia Cognitivo Comportamental
4) Hipótese diagnóstica inicial para o caso:
F50.2 – Bulimia nervosa é uma síndrome caracterizada por repetidos ataques de hiperfagia (consiste em uma grave desordem alimentar) e uma preocupação excessiva com controle de peso corporal, levando o paciente a adotar medidas extremas, a fim de mitigar os efeitos “de engordar” da ingestão de alimentos. O transtorno pode ser visto como uma sequela de anorexia nervosa persistente (embora a sequência inversa possa também ocorrer).
5) Fundamentação Teórica:
Vários estudos demonstram que a TCC auxilia pessoas que enfrentam as mais diversas adversidades, incluindo depressão, ansiedade, transtornos alimentares, obesidade, tabagismo e comportamentos adictos.
A pessoa deprimida pode se sentir culpada, irritada, sem animo para sair, trabalhar, diminuindo assim suas atividades de lazer e relações pessoais.
Pode também apresentar sintomas físicos como insônia ou hipersônia, falta ou excesso de apetite e perda da libido.
A TCC tem sido indicada no tratamento de depressão com o objetivo de diminuir os sintomas e oferecer aos pacientes ferramentas para que no futuro eles possam manejar os próprios sentimentos sem ajuda do terapeuta.
A TCC utiliza técnicas para corrigir os comportamentos disfuncionais e pensamentos distorcidos.
6) Objetivo terapêutico:
O Tratamento TCC em grupo – aplicado á depressão , proporciona convivência do paciente com diferentes tipos de pessoas. Proporciona esperança atravez da observação de melhora de um grupo, além de fornecer um sentimento.
O Tratamento TCC em grupo, visa desenvolver os seguintes aspectos:
- Contato psicológico ou confiabilidade;
- Informação sobre o transtorno;