Criptografia
Apresentação
Criptografia é a ciência de codificar mensagens de forma a que outros não tenham acesso a certas informações confidenciais. A origem desse termo vem do grego, literalmente querendo dizer “escrita escondida”.
A criptografia é tão antiga quanto à própria escrita, podendo ser encontrada em sistemas de escrita egípcios de 4000 anos atrás, onde era usada para esconder o significado real do texto e dar-lhe um aspecto diferente. Vários povos da antiguidade utilizavam-a para tentar impedir que informações confidenciais caíssem em mãos inimigas e pudessem ser interpretadas.
O objetivo da pesquisa é observar os fenômenos de evolução de códigos e cifras ao longo da historia da humanidade. Perceber, como a ela pode ser empregada em transações e protocolos utilizados na internet, tendo em vista a integridade e confiabilidade das informações;
Palavras-Chave:
Autenticação
Criptografia,
Certificação
Digital,
Segurança,
Algoritmos,
3
Problema de Pesquisa
Como a criptografia ajuda na confidencialidade das informações?
Hipóteses
A criptografia é parte essencial dos sistemas de informação de hoje. Ela ajuda a imputar responsabilidade, prevenir fraudes e garantir a validade de transações.
Existem várias informações que deve permanecer em sigilo, tais como: CPF, informações do cartão de credito, correspondência privada, informações sobre a conta bancária e etc e a criptografia nos ajuda com essa privacidade.
Apesar de a criptografia estar presente em nosso dia-a-dia, não nos demos conta disso. Vivemos em um mundo cada vez mais informatizado, e nosso direito ao sigilo e à privacidade está sob ameaça constante. Uma vez que sabemos que senhas e números de cartão de crédito ou de contas bancárias nas mãos de piratas do submundo virtual será um grande problema, preocupamo-nos com nossos dados pessoais e com as tentativas de saquear informações por meio de invasões de computadores, de toda espécie de praga cibernética e de e-mails maliciosos.
4
1.4 Criptografia