Equação de Bernoulli
1. Resumo
2. Introdução
3. Equipamentos
4. Fundamentos Teóricos
5. Procedimento Experimental
6. Resultados
7. Conclusão
8. Bibliografia
4
1. Resumo
2. Introdução
A determinação da vazão é um procedimento de vital importância na indústria e práticas experimentais. A maioria dos aparelhos de medida de fluxo estão baseados na diferença de pressão causada por uma constrição no conduto pelo qual escoa o fluido. A medição de vazão de fluidos sempre esteve presente na era da modernidade. Não precisamos ir muito longe. O hidrômetro de uma residência, o marcador de uma bomba de combustível são exemplos comuns no dia-a-dia das pessoas. Em muitos processos industriais, ela é uma necessidade imperiosa, sem a qual dificilmente poderiam ser controlados ou operados de forma segura e eficiente. Existe uma variedade de tipos de medidores de vazão, simples e sofisticados, para as mais diversas aplicações. O tipo a usar sempre irá depender do fluido, do seu estado físico (líquido ou gás), das características de precisão e confiabilidade desejadas e outros fatores. Nesse experimento apresentado foi determinado experimentalmente o Coeficiente de Descarga par medidores de vazão bastante comuns, a Placa de orifício e o Venturi. O Coeficiente de Descarga consiste no fator de correção introduzido por considerarmos a área interna do medidor de vazão para o cálculo ao invés da área da vena contracta a qual é desconhecida e não pode ser determinada com precisão.
3. Equipamentos
A aparelhagem experimental utilizada é constituída da bancada hidráulica Armfield juntamente com o circuito para calibração dos medidores de vazão, mostrados na figura 1.
Figura 1.
Bancada hidráulica e Circuito para calibração de medidores de vazão.
Na bancada hidráulica destacam-se os seguintes componentes pelo uso neste experimento, são eles: Interruptor, Registro, Tomada (alimentação elétrica do equipamento),